top of page

Depoimentos

Dr. LIBRAS (12).png

“Deixar de ir ao médico para consultas de rotina ou em caso de dor parece algo impensável. Entretanto, essa é a realidade de muitas pessoas surdas ou com deficiência auditiva.”

Dr. LIBRAS (12).png

"Sinto-me angustiada, magoada e triste por não haver comunicação comigo. Preocupada se o médico entendeu mesmo o que estou sentindo e se vou melhorar. Existe uma barreira de comunicação, com pouco entendimento. Gostaria de ser tratada como os outros"

Dr. LIBRAS (12).png

"O médico confunde os locais que sinto dor"

Dr. LIBRAS (12).png

"​​Extremamente constrangido, pois tenho que expor meus problemas a uma pessoa que não é da área da saúde. E como fica a ética e o sigilo (S31). Muitas vezes, o acompanhante não tem ética e fico com medo por não receber as informações direto do médico. Em doenças como Aids, seria melhor receber a notícia direto do médico"

Dr. LIBRAS (12).png

"É necessário que médicos, enfermeiros e demais profissionais saibam o básico de Libras. Em situações de emergência, não há tempo para escrever ou para não conseguir se comunicar”

Dr. LIBRAS (12).png

"Pacientes surdos utilizam o sistema de saúde de modo diferente dos pacientes ouvintes e relatam dificuldades representadas por medo, desconfiança e frustração. A conseqüência é buscarem assistência médica com menos freqüência7. Isso fica evidente no depoimento de uma paciente que assim se expressou: “Tive medo de não ser compreendida, tive que esperar mais ou menos 5 dias para minha mãe chegar e ir comigo ao médico”. "

Dr. LIBRAS (12).png

“Que todos os que vão lidar com o público, estejam preparados para lidar com esse público, seja ele qual for. A pessoa com deficiência ou não; o mais pobre, o mais rico. Estarem preparados para lidar com esta pessoa e respeitar a diferença quando encontrar uma pessoa diferente deles, no caso – isso é muito importante. Respeitar, entender, ter uma postura ética – eu acho isso muito importante”

Dr. LIBRAS (12).png

“Na ginecologista, fui com intérprete para ter comunicação melhor. A interprete é particular. Ela interpretou tudo o que eu e o médico falamos, mas na hora do exame, a intérprete ficou na sala esperando. Após o exame, o médico explicou para a intérprete. Ela interpretou e entendi”.

bottom of page